Técnico de Comércio – 12º

Técnico de Comércio 10º
13 Junho, 2017
Automação e Comando – 12º
13 Junho, 2017

  • COFINANCIADO
  • ACESSO ILIMITADO
  • 30 VAGAS POR TURMA
  • EMBLEMA DE CURSO
  • CERTIFICADO DO CURSO

Os cursos profissionais do Externato de Vila Meã, formam técnicos nas mais diversas áreas de formação, pelo que o Técnico de Comércio é  o profissional qualificado  apto a organizar e planear a venda de produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objetivo a sua fidelização..

O Curso Profissional Técnico de Comércio tem duração de 27 meses – 3.200 horas, e a seguinte distribuição de cargas horárias:

  • 1000 horas de formação Sociocultural;
  • 500 horas de formação Científica;
  • 1.100 horas de formação Técnica;
  • 600 horas de formação Prática nas Empresas.

Condições de Acesso:

9º ano de escolaridade ou equivalente.

Certificação/Saídas Académicas

  • A conclusão com aproveitamento deste curso profissional confere o 12º ano de escolaridade e um certificado profissional de nível IV.
  • Acesso ao ensino superior pelas condições normais de ingresso requeridas pelo Ministério de Educação.

Perfil Profissional:

  • Desenvolver ações empreendedoras com carácter inovador, criativo e dinâmico.
  • Estudar os produtos e ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades do mercado.
  • Participar na concepção, organização e animação do ponto de venda.
  • Colaborar na pesquisa, definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta a evolução do mercado, as suas tendências e a procura.
  • Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
  • Processar a venda de produtos e ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.
  • Proceder a operações de abertura e fecho do dia através do controlo de caixa e ou suporte informático.
  • Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do ponto de venda, recebendo, conferindo, armazenando e etiquetando, controlando stocks e inventariando existências.
  • Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.
  • Proceder à organização da documentação relativa ao processo de compra e venda.
  • Participar na gestão comercial e do pessoal afeto à atividade.
  • Utilizar as novas tecnologias nas atividades da função comercial e de gestão.
  • Planear e acompanhar o site de comércio electrónico em colaboração com a gestão da empresa e com técnicos internos/externos à empresa de áreas multidisciplinares.

COMPONENTE DE FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL

  • Português
  • Língua Estrangeira I ou II
  • Área de Integração
  • Educação Física
  • Tecnologias da Informação e Comunicação

COMPONENTE DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA

  • Matemática
  • Física e Química

COMPONENTE DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA

  • Comercializar e Vender
  • Comunicar no Ponto de Venda
  • Comunicar em Espanhol
  • Organizar e Gerir a Empresa
  • Formação em Contexto de Trabalho