Arautos da Leitura
14 Março, 2018
Hora do Conto 2018
14 Março, 2018

ENCONTRO COM O ESCRITOR: CARLOS QUEIRÓS

Para os alunos do 12º ano, esteve entre nós, no dia 6 de março, o escritor Carlos Queirós, autor dos livros “A Mensagem do Limbo”, “Trilhos de Lobos”, “Lobos na Cidade” e o (E)rro de Deus.  Este escritor, natural do Marco de Canaveses, deslocou-se amavelmente à nossa escola para falar da sua escrita, dos seus livros e do seu percurso enquanto escritor. A sessão iniciou-se com a declamação da sinopse dos livros do autor, feita pelos alunos do 12º 1. A aluna Ana Isabel deu continuidade à sessão com a apresentação de um powerpoint, finalizando com uma mensagem que autor lhe escreveu em 2012: “…Em suma, vale a pena ler livros, quanto mais lermos mais valiosos seremos como pessoas. Leiam muito!”

Com uma admirável simpatia, simplicidade e boa disposição, imediatamente nos cativou e transportou para o imaginário das suas obras e para o prazer da leitura.

Finalizou-se a sessão com os alunos a questionar o escritor sobre aspetos da sua vida literária.


ENCONTRO COM O ESCRITOR: JOSÉ LUÍS SILVA

Também, no dia 6 de março, da parte de tarde, a biblioteca escolar (BE), enquanto lugar de encontros de prazer com o livro e espaço de dinamização cultural, orgulhou-se de poder proporcionar aos alunos 2º ciclo o convívio com o escritor José Luís da Silva.

José Luís de Aguiar da Silva é natural de Marco de Canaveses e amigo do escritor Carlos Queirós, que nos presenteou, no mesmo dia, com a sua visita.

Escreveu em 2013 um conto infantil “Em busca de um sonho” e foi sobre ele que veio falar, encantando todos os presentes com a sua boa disposição e simpatia.

Ao longo da sessão que se propôs dinamizar, contou parte da história, falou de si, dos seus textos, lembrou a importância da leitura para a aprendizagem e respondeu às perguntas dos alunos.


ENCONTRO COM O ESCRITOR: ALBERTO S. SANTOS

A obra “A Arte de Caçar Destinos” lida e trabalhada pela aluna Inês Martins, do 12º1, serviu de mote para um encontro com o seu autor, Alberto S. Santos. Após a apresentação do livro, pela aluna, o autor partilhou com todos os presentes algumas histórias do livros e da vida real, experiências ricas de sabedoria, objetos mágicos carregados de mistério e fantasia e tocou, com o seu dedo de mago das letras, a imaginação, a alma dos alunos e dos professores.

Deixamos aqui alguns registos que constituem verdadeiros testemunhos desse encontro singular que, certamente, ficará gravado na memória de todos, ou de quase todos!

 

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: