REGULAMENTO CS:GO EXTERNATO DE VILA MEÃ

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

O presente edital descreve informações sobre o campeonato de CS:GO que ocorrerá nos Jogos Externos do Externato de Vila Meã, a partir do dia 02 de fevereiro de 2019 às 10:00h e repetido nos 3 sábados seguintes de acordo com o horário abaixo indicado.

Data/Hora02/02/201909/02/201916/02/201923/02/2019
10:00Jogo 1Quartos-Final
1
  
11:00Jogo 2   
15:00Jogo 3Quartos-Final
2
Meia-Final
1
 
15:30Jogo 4  Final
16:00Jogo 5Quartos-Final
3
  
16:30Jogo 6 Meia-Final
2
 
21:00Jogo 7Quartos-Final
4
  
22:00Jogo 8   

A menção às horas do jogo apenas se referem ao dia 2.

O presente edital poderá sofrer alterações, sem aviso prévio. Portanto, os competidores poderão manter-se informados sobre possíveis alterações na página oficial do evento disponível em https://externatovilamea.pt/csgo-regulamento ou entrando em contacto com o organizador do campeonato, Professor Hugo Ferreira Pinto às sextas pelas 11:50 na sala dos professores.

O jogo CS:GO deverá estar pré-instalado nas máquinas dos alunos e pronto para utilização à hora marcada.

2. EQUIPAS

2.1. Composição

Cada equipa obrigatoriamente deverá conter 5 jogadores! O número exato de candidatos para este primeiro torneio é de 80 jogadores, 16 equipas.

Todos os jogadores têm obrigatoriamente de estudar no Externato de Vila Meã à data do torneio.

2.2. Regras de conduta

I. Os jogadores de cada equipa deverão comportar-se de maneira adequada no campeonato.

II. Ofensas verbais aos jogadores adversários, dentro ou fora do jogo, serão passíveis de punição por eliminação da equipa.

III. Ofensas verbais aos organizadores do evento e do campeonato, dentro ou forado jogo, serão passíveis de punição por eliminação da equipa.

IV. Qualquer jogo poderá ser transmitido por streaming portanto qualquer ofensa escrita ingame será punida por eliminação da equipa.

3. CAMPEONATO

3.1. Modo de Jogo

O modo de jogo será DEFUSE THE BOMB (modo competitivo), onde uma das duas equipas que irão disputar no mapa será CT (Contra Terrorista) ou T (Terrorista).

O equipa T tem como objetivos eliminar toda a equipa CT ou plantar a bomba num dos dois bomb sites do mapa e defendê-la até o momento da sua explosão.

O equipa CT tem como objetivos eliminar toda a equipa T, desarmar a bomba ou fazer com quea equipe T não consiga realizar os seus objetivos no tempo normal de ronda.

3.2. Estrutura

A estrutura do campeonato, será a melhor de 3, sendo MD3 (melhor de 3 mapa), com exceção do apuramento para o 3º e 4º Lugares sendo a melhor de 1 mapa, MD1.

Será formada uma grelha de campeonato com todas as equipas inscritas. A equipa vencedora passa à fase seguinte. A equipa vencida será eliminada do torneio.

O campeonato será uma MD3 (melhor de 3 mapas). No próximo mapa a ser jogado na MD3, as equipas irão permanecer nos mesmos lados em que terminaram o mapa anterior.

3.3. Partidas

Cada partida a ser jogada pelas equipas terá 30 rondas, sendo que a cada 15 rondas as equipas trocarão de lado: equipa T vira CT e vice-versa.

Para vencer, uma equipa terá que ganhar 16 rondas. Cada ronda tem um tempo total de 2 minutos e 10 segundos, sendo 15 segundos de congelamento da ronda (freezetime) e 1 minuto e 55 segundos de ronda normal.

O tempo de compra é de 30 segundos em cada ronda.

Para a troca de lado, o servidor marcará 15 segundos.

Em caso de empate (15×15) será dado um overtime de 6 rondas, onde a vitória será concedida à equipa que ganhar 4 rondas. Caso ocorra novamente um empate, será dado um novo overtime.

3.4. Escolha do lado CT-T

Para a escolha do lado em que uma equipa irá jogar, será feita uma ronda de faca.

3.5. Mapas

Os mapas a serem jogados no campeonato fazem parte da campanha ativa, atualmente usada pelas competições oficiais de CS:GO.

A escolha dos mapas será realizada por vetos. Em partidas MD1, cada equipa irá banir um mapa por vez, o mapa que restar será o escolhido para o confronto. Em partidas MD3, a escolha de mapas a serem jogados será por picks e bans (banimentos e escolhas), onde as duas  equipas irão revezar nos banimentos e nas escolhas de mapa. Cada equipa pode banir 2 mapas e escolher apenas 1. O mapa que restar será usado para desempate.

3.6. Regras da final

I. O jogador que olhar a tela do jogador adversário terá a sua equipa desclassificada do campeonato. Cada jogador deve permanecer sentado até ao final do jogo.

II. Jogadores deverão verificar as suas configurações (arquivos .cfg) junto a um organizador responsável pela final para autorização do seu uso, antes da final começar.

III. O uso de dispositivos removíveis (pen drives, cartões de memória, HDs externos, etc) só será permitido apenas para exportar arquivos de configuração do jogador. Um organizador deverá verificar a pendrive no ato da conexão ao computador.

V. Uso de cheats, seja por programas externos ou uso de bugs e glitches do jogo, de forma intencional para obter vantagens sobre o equipa adversária será passível de eliminação da equipa.

VI. Jogadores poderão trazer seus próprios equipamentos (rato, teclado, fones de ouvido, microfone) para uso no campeonato.

VII. O uso de fones de ouvido é OBRIGATÓRIO. Microfones são de uso opcional.

VIII. As equipas têm a livre escolha do canal de comunicação que deseja utilizar. A organização recomenda o uso do TeamSpeak3 ou do próprio canal de voz do jogo. Será ponderado canais de Discord para todos,

IX. A equipa que não chegar no horário estabelecido para a competição, será eliminada por falta de comparência. O Faceit inicia todas as partidas de forma automática estejam ou não os jogadores presentes.

X. Será permitido 3 pausas táticas por partida, com a duração de 1 minuto cada.

XI. Em casos de ordem técnica, o organizador pausará a partida para a resolução do problema.

XII. Caso haja um problema no servidor, a organização do campeonato tentará restaurar a partida para a ronda anterior. Caso não haja sucesso, a partida recomeçará do 0x0.

XIII. Zelar pelos materiais do local onde a final está a ocorrer é OBRIGATÓRIO. Caso um integrante venha a vandalizar, desorganizar, furtar ou quebrar qualquer material do local da final, será informado à organização do evento para tomar medidas cabíveis além da desqualificação da equipa em que participa como integrante.

XIV. Computadores pessoais de participantes do campeonato serão usados para execução do jogo à exceção das finais. Os computadores pessoais podem ser usados para execução do canal de voz para comunicação.

XV. Instalação de programas por parte dos competidores só será permitido mediante pedido ao organizador.

XVI. A modificação das configurações do cliente do jogo é permitida, tendo que restaurar as configurações padrão após o uso.

XVII. A abertura da consola do desenvolvedor dentro do jogo é permitida apenas para fins de configuração.

4. INSCRIÇÕES

I. Haverá uma etapa de pré-inscrição através de formulário web.

II. As inscrições para o campeonato serão realizadas presencialmente na porta da Sala dos Professores às sextas feiras das 11:40 ao 12:30.

III. Os competidores deverão inscrever-se estando cientes em seguir o que está escrito neste edital.

IV. A inscrição de uma equipa deve ser efetuada por um único membro da mesma possuindo as seguintes informações em ficheiro de texto (caso não tenha efetuado a pré-inscrição através do site):

  • Nome da equipa
  • Primeiro e Último Nome de todos os jogadores
  • Ano e Turma
  • Número do cartão da escola de cada jogador
  • Disponibilidade aos sábados em fevereiro: manhã, tarde e noite

O aluno a inscrever a sua equipa deve entregar os 10€ de inscrição (2€ por cada elemento) ao organizador responsável.

V. Finalização do prazo da inscrição: dia 1 de fevereiro de 2019

5. CONFIGURAÇÕES DO SERVIDOR

Foi configurado um servidor dedicado para o campeonato através da plataforma FaceIT. Esse servidor contém configurações baseadas em campeonatos oficiais da ESL Pro League.

6. PRÉMIOS

Serão entregues os seguintes prémios aos vencedores:

  • 1º lugar –PaySafeCard no valor de 20€ para cada jogador
  • 2º lugar – Tapete de rato Krom K1 para cada jogador
  • 3º lugar – 1€ no cartão da escola e um lugar especial nos nossos corações