- COFINANCIADO
- ACESSO ILIMITADO
- 30 VAGAS POR TURMA
- EMBLEMA DE CURSO
- CERTIFICADO DO CURSO
Os cursos profissionais do Externato de Vila Meã, formam técnicos nas mais diversas áreas de formação, pelo que o Técnico de Comércio é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objetivo a sua fidelização..
O Curso Profissional Técnico de Comércio tem duração de 27 meses – 3.200 horas, e a seguinte distribuição de cargas horárias:
- 1000 horas de formação Sociocultural;
- 500 horas de formação Científica;
- 1.100 horas de formação Técnica;
- 600 horas de formação Prática nas Empresas.
Condições de Acesso:
9º ano de escolaridade ou equivalente.
Certificação/Saídas Académicas
- A conclusão com aproveitamento deste curso profissional confere o 12º ano de escolaridade e um certificado profissional de nível IV.
- Acesso ao ensino superior pelas condições normais de ingresso requeridas pelo Ministério de Educação.
Perfil Profissional:
- Desenvolver ações empreendedoras com carácter inovador, criativo e dinâmico.
- Estudar os produtos e ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades do mercado.
- Participar na concepção, organização e animação do ponto de venda.
- Colaborar na pesquisa, definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta a evolução do mercado, as suas tendências e a procura.
- Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
- Processar a venda de produtos e ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.
- Proceder a operações de abertura e fecho do dia através do controlo de caixa e ou suporte informático.
- Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do ponto de venda, recebendo, conferindo, armazenando e etiquetando, controlando stocks e inventariando existências.
- Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.
- Proceder à organização da documentação relativa ao processo de compra e venda.
- Participar na gestão comercial e do pessoal afeto à atividade.
- Utilizar as novas tecnologias nas atividades da função comercial e de gestão.
- Planear e acompanhar o site de comércio electrónico em colaboração com a gestão da empresa e com técnicos internos/externos à empresa de áreas multidisciplinares.
COMPONENTE DE FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
- Português
- Língua Estrangeira I ou II
- Área de Integração
- Educação Física
- Tecnologias da Informação e Comunicação
COMPONENTE DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA
- Matemática
- Física e Química
COMPONENTE DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA
- Comercializar e Vender
- Comunicar no Ponto de Venda
- Comunicar em Espanhol
- Organizar e Gerir a Empresa
- Formação em Contexto de Trabalho
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